Orientação: Prof. Dr. Luís Antônio Jorge
Banca: Prof. Dr. Guilherme Wisnik e Dra. Renata Pompeô do Amaral

O Maracatu de Baque Virado é uma manifestação da cultura popular brasileira cujo registro mais antigo data do século XVIII, mas que permanece viva e pulsante até os dias de hoje, com suas raízes em Pernambuco e sementes espalhadas por todo Brasil e até no exterior.
O presente trabalho é uma pesquisa visual sobre a Nação Estrela Brilhante do Recife, ou também, “o Estrela” - nação de maracatu fundada em 1906 e sediada atualmente no Alto José do Pinho, comunidade da zona norte da cidade do Recife, em Pernambuco.
A pesquisa teve início em 2014, quando conheci o Estrela através de oficinas do Grupo Maracatu Bloco de Pedra, grupo percussivo da cidade de São Paulo. Em 2017, fui ao Recife e à sede do Estrela pela primeira vez, para acompanhar a comemoração de aniversário de 111 anos da nação. A partir de 2018, comecei a frequentar Pernambuco no carnaval, acompanhando os ensaios de diversas agremiações carnavalescas, porém já me hospedando no Alto José do Pinho. Naquele ano, fotografei o Estrela em seu desfile oficial de carnaval e, em julho, participei da produção do festival em comemoração aos seus 112 anos, integrando a equipe audiovisual, sendo convidada também para integrar a agremiação como percussionista - ou melhor, batuqueira - nos carnavais seguintes.
O TFG é composto por um desenho que retrata integralmente o desfile da nação, realizado com tinta PVA em 42 folhas A4 a serem dispostas lado a lado - totalizando 12,47 metros lineares, além de um caderno com fotografias e textos que apresentam os diferentes componentes do maracatu e uma performance realizada no dia da banca na FAUUSP.
Desfile do Estrela, 2018
Desfile do Estrela, 2018
Performance realizada na FAUUSP, 2023 - imagem: Diógenes S. Miranda
Performance realizada na FAUUSP, 2023 - imagem: Diógenes S. Miranda
O Desfile do Estrela:

outros trabalhos

Back to Top